quinta-feira, 6 de outubro de 2011

5 de Outubro


No passado dia 5 de Outubro de 2010 foi marcado o primeiro Centenário da Implantação da República em Portugal.

“Considerando que a proclamação da República constituiu um momento importante da história nacional, tendo marcado profundamente a sociedade, as instituições e a cultura em Portugal, Sua Excelência o Presidente da República nomeou, sob proposta do Governo, uma Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, com a missão de preparar, organizar e coordenar as comemorações do primeiro centenário da implantação da República Portuguesa” (CNCCR).
           Este foi um tema muito trabalhado o ano lectivo passado, mas sendo uma data tão importante para os portugueses deve ser sempre celebrado. 




O Livro das Datas da autora Luísa Ducla Soares, tem um pequeno conto que relata os acontecimentos do 5 de Outubro de 1910 no reino da bicharada, ou seja, de uma forma lúdica, com animais falantes, transmite as ideias principais do que aconteceu neste dia. Após a leitura da história pode gerar-se um jogo simbólico em que as crianças votam no Presidente da República da bicharada. 








CNCCR. (2010) República nas Escolas. Acedido em: http://centenariorepublica.pt/escolas




Sites de interesse - jogos, histórias, etc. 







=)

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Rotina diária

Apesar de, popularmente, ser considerada como algo negativo e a evitar, a rotina diária tem os seus benefícios. Ela exerce uma função importante na organização da vida de cada um de nós, uma vez que serve de eixo estruturante, de mapa das nossas ações e de ponteiro para melhor adaptarmo-nos á realidade em que estamos inseridos. São precisamente as atividades repetitivas que estruturam a nossa própria forma de estar no mundo e nos integram na sociedade.
Para além das alterações nos hábitos alimentares, o ritmo de vida da população da sociedade atual, reflete-se como consequência nas rotinas das crianças e faz com que estas tenham menos hábitos. Daí que, «atualmente a gestão do tempo da vida das crianças é hoje um problema sério das sociedades modernas e verifica-se que o nível de importância atribuído pelos Pais na escolha das atividades para o preenchimento dos tempos livres dos filhos, está dependente de vários fatores: habilitação académica, classe social, constituição da família, experiências anteriores, local de habitação, distância do local de trabalho, horários referentes à prática dasatividades e dificuldades económicas» (Neto, C. 2003).
A rotina diária na educação de infância é a sequência de diferentes atividades básicas no trabalho pedagógico do educador, visto que tem um papel fundamental no momento de esclarecer e possibilitar a estrutura do processo de ensino-aprendizagem.“A Educação infantil tem de prever momentos diferenciados que certamente não se organizarão da mesma forma para as crianças maiores e menores” (Bassedas, E. et al 1999:148).
O horário da entrada, a higiene, a alimentação, as brincadeiras, a hora da história e as atividades coordenadas pelos adultos, entre outros, são diferentes tipos de atividades que envolvem a rotina diária das crianças.
Todos os momentos de aprendizagem das crianças devem permitir experiências comuns. É importante realçar, que todas as ocasiões de aprendizagem das crianças que estimulem a criatividade, a imaginação e a experimentação possibilitam o desenvolvimento da linguagem e a interação com as outras pessoas. Esses momentos devem ocorrer de maneira integrada no processo de desenvolvimento infantil, contribuindo para a formação de crianças felizes e saudáveis. Todos os momentos podem ser pedagógicos no trabalho com crianças dos zero aos seis anos.
As rotinas devem realizar-se de forma diária e estável permitindo uma articulação entre o cuidar e o educar, em especial na construção da sociabilidade, da aprendizagem e da independência no desenvolvimento da autonomia, bem como nos cuidados da alimentação, da higiene, das brincadeiras, da segurança e da ligação afetiva.
Conclui-se que a ação dos educadores e de toda a comunidade envolvente à escola devem empenhar-se de forma a contribuir favoravelmente para um crescimento e desenvolvimento das crianças na procura de autonomia para a integração com o mundo.

Referências bibliográficas: 
Bassedas, E. et al. (1999) Aprender e ensinar na educação infantil. Porto Alegre: Artes Médicas Sul
Neto, C. (2003) O jogo e o desenvolvimento da criança. pp. 201-226. Cruz Quebrada: Edições FMH - UTL

Literatura infantil relacionada












































____________________________________________________________________




       Exemplos de imagens 
da rotina diária (em inglês)
Exemplo de aplicação - tabela de bons comportamentos
Descrição: 
Com estrelas marcar os comportamentos observados. Um determinado número de estrelas pode corresponder a uma recompensa, dando um reforço positivo aos comportamentos assinalados.
Ex.:


Outras sequêcias de imagens da rotina diária






Ser educador...

Ser educador é pintar o mundo de todas as cores
É poder fazer sorrir as crianças
É vê-las crescer
É ajudá-las a aprender.
Ser educador é profissão de amor
E deixar em cada criança
A lembrança de um mundo melhor.
Ser educador é ser poeta
É ser pintor,
É ser palhaço,
É ser ator.
Ser educador é ser criança
É ser adulto
É ter esperança.



(Autor desconhecido)




Este blog caracteriza-se pela partilha de ideias entre todos os educadores que passarem por aqui, educadores de infância, professores, estudantes, pais e todos os interessados pelo maravilhoso mundo da infância! 


=)